Blog

Veja nossas postagens

Biblioteca Pública do Estado apresenta peça “Confesso que Capitu” em 5 e 6 de novembro

Inspirado em obra clássica de Machado de Assis, espetáculo faz curta temporada, com entrada gratuita

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), receberá duas apresentações do espetáculo teatral “Confesso que Capitu”. Será nos dias 5 e 6 de novembro, quarta e quinta, às 20h, com entrada gratuita e senhas distribuídas no local a partir dàs 18h. Protagonizada pela atriz Elisa Lucas, a montagem é inspirada no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

No dia 5 de novembro, após a apresentação, haverá um bate-papo da atriz com o público sobre teatro, literatura e feminino e sobre a trajetória da obra "Dom Casmurro". A atividade tem o objetivo de possibilitar uma troca direta entre artista e público, com esclarecimento de dúvidas, compartilhamento de percepções e aprofundamento dos temas abordados no espetáculo, colaborando na formação de plateia e tornando a obra ainda mais acessível e acolhedora.

Em curta temporada no Salão Mourisco da BPE, o espetáculo completa 21 anos de trajetória, já tendo sido assistido por 13 mil espectadores em 150 apresentações, realizadas em mais de 20 cidades brasileiras. O trabalho também integrou o Circuito Arte Sesc/RS (2009) e foi apresentado na Espanha (2010), reafirmando o reconhecimento do público e da crítica à força poética e simbólica da encenação.

Com duração de 50 minutos e classificação etária a partir de 12 anos, a peça propõe uma imersão sensorial e literária no universo machadiano. No enredo, uma mulher busca o desejo na vastidão da internet. Entre mitos femininos, relatos ancestrais e figuras arquetípicas, ela encontra ecos de outras mulheres. É ao deparar-se com os olhos “oblíquos e dissimulados” de Capitu, personagem de Dom Casmurro, que sua
jornada se intensifica.

Na interpretação de Elisa Lucas, Capitu transcende a conhecida polêmica da infidelidade, transformando-se em um símbolo da mulher desejada e complexa, que deseja ser livre. Dirigido por Roberto Birindelli e com realização do Grupo Capitu – Teatro e Pesquisa Cênica, o espetáculo propõe uma leitura contemporânea da obra de Machado de Assis, transformando a narrativa em uma confissão de sensações e atualizando temas universais como vocação, ciúme, solidão, abandono e desejo.

Segundo Elisa, “mais do que uma adaptação literária, ‘Confesso que Capitu’ é uma experiência teatral que mergulha na subjetividade feminina e na força simbólica da literatura brasileira.” Um convite para leitores, admiradores de Machado de Assis e amantes do teatro vivenciarem a atmosfera dessa obra que atravessa o tempo.

Espetáculo teatral “Confesso que Capitu”
Quando: 5 e 6 de novembro (quarta e quinta-feira), às 20h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190,
Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita, com distribuição de senhas a partir de 18h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 50 minutos
Elenco: Elisa Lucas
Direção: Roberto Birindelli


Compartilhe este post:

Os rolezinhos mais quentes caem no seu e-mail.

Se inscreve aí e não perde nenhum rolê!

WhatsApp