Casa Arte Sesc Museu da Cultura Hip Hop RS promove oficinas de verão gratuitas em Porto Alegre
Atividades oferecem vivências práticas em diversas atividades relacionadas à cultura Hip Hop
A Casa Arte Sesc Museu da Cultura promove oficinas de Hip Hop RS. A iniciativa oferecerá vivências práticas em diversas atividades relacionadas à cultura Hip Hop, permitindo aos participantes aprender e exercitar novas habilidades. As oficinas, totalmente gratuitas, serão realizadas em dois encontros, somando seis horas de atividade. Elas acontecerão no período de 03 a 13 de fevereiro, com turmas nos turnos da manhã, das 9h às 12h, e da tarde, das 14h às 17h, no Museu da Cultura Hip Hop RS, localizado na Rua Parque dos Nativos, 545, em Porto Alegre.
A programação de oficinas engloba diversas áreas artísticas, incluindo: Poesia na Bolsa e Slam (voltadas para a literatura); Introdução ao Audiovisual (focada em produção de conteúdo visual); Workshop de DJs (abordando o conhecimento de equipamentos e o início da mixagem); Por Trás dos Decks (detalhando a rotina do DJ em produção, marketing e criação de presskit); Customização de Roupas com Técnicas de Graffiti (explorando artes visuais e moda); e Técnicas de Improviso nas Danças Urbanas (dedicada à performance e dança).
A Casa Arte Sesc é uma iniciativa do Sesc/RS em parceria com o Museu da Cultura Hip Hop RS e conta com a gestão educacional da Alvo Cultural. O projeto promove ações formativas, atividades mediativas e mostras culturais com o objetivo de ampliar o acesso à arte e fortalecer o protagonismo juvenil nas periferias urbanas. Integrando o programa Arte Educação, que atua na democratização da cultura em todo o estado, as oficinas da Casa oferecem aos jovens um espaço de experimentação, expressão e pertencimento por meio da linguagem potente do hip hop.
Arte Educação - No Sesc/RS, a arte educação colabora na difusão de um pensamento crítico e reflexivo entre os públicos que usufruem das ações artísticas e participam das iniciativas formativas da instituição. Conectada ao cruzamento entre linguagens artísticas, manifestações populares e a pluralidade dos saberes, a arte educação reconhece a importância da dimensão social e cultural no desenvolvimento humano.

