Festival Distrito Jazz anuncia programação completa de shows gratuitos à beira do Guaíba
O evento acontece neste sábado, dia 1º de novembro, das 15h às 22h, reunindo sete shows e três DJs em um palco ao ar livre no Pontal Shopping. Com line-up formado principalmente por mulheres, o festival contará com apresentações de nomes como a artista Ianaê Régia cantando Sade e a saxofonista carioca Suka Figueiredo mesclando elementos da música pop, funk e neo soul
Vem aí mais uma edição do Distrito Jazz. Em seu terceiro encontro com o público, o festival será realizado gratuitamente com um palco ao ar livre, com vista para o Guaíba, no Pontal Shopping, e com um line-up formado predominantemente por mulheres. Serão dez atrações da cena local e nacional, com shows e DJ sets apresentados neste sábado, dia 1º de novembro, das 15h às 22h.
Quem abrirá os microfones será a cantora Melina Vaz (15h), em uma apresentação especial em formato de quarteto. Depois, o festival receberá o grupo de jazz contemporâneo Deluca Trio (16h), a artista Ianaê Régia cantando Sade (17h), o quarteto liderado pelo saxofonista e flautista Cleômenes Junior (18h), a baixista e educadora musical Júlia Pezzi com seu trio (19h) e a banda instrumental Moio (20h).
O show de encerramento, às 21h, será com a saxofonista, produtora cultural e compositora carioca Suka Figueiredo. A artista fará uma interpretação que mescla elementos da música pop, funk e neo soul e que reúne sucessos de seu álbum de estreia, Afrolatina, além de visitar faixas que vão de nomes como Moacir Santos a Yussef Dayes. Nos intervalos entre os shows, o público ainda poderá conferir sets assinados pelos DJs Dick Jay, Kika e Marigdas.
O Distrito Jazz foi idealizado pelo produtor cultural e jazzlover de carteirinha Bruno Melo, nome que está à frente da iniciativa desde o seu surgimento, em 2019. O festival – que já passou pelos palcos do antigo Agulha e do Grezz – ganha novas dimensões neste ano e amplia sua capacidade de público, contando ainda conta com a assinatura do estúdio de design experiencial e escritório de produção Gana&Voga.
“O festival surgiu com a vontade de expandir a relação dos músicos da cena local com o que está acontecendo no mundo, propiciando momentos de imersão e cocriação, e levando ao público todas essas fusões. Neste ano ainda vamos conseguir realizar um desejo antigo de ter maioria de mulheres protagonizando o line-up – é algo que deve ser cada vez mais uma prioridade em curadorias de festivais, principalmente no universo do jazz”, destaca Bruno.
Após as apresentações no Pontal Shopping, o projeto promoverá diversas atividades paralelas, realizadas no verão de 2026, todas com entrada franca. Haverá dois workshops, para artistas e produtores locais, sobre composição e instrumentos musicais, além de um circuito de shows espalhados por diversos bares da capital gaúcha.
Programação
15h - Melina Vaz Quarteto
15h45 - DJ Dick Jay
16h - Deluca Trio
16h45 - DJ Dick Jay
17h - Ianaê Régia canta Sade
17h45 - Marigdas
18h - Cleômenes Junior Quarteto
18h45 - DJ Marigdas
19h - Júlia Pezzi Trio
19h45 - DJ Kika
20h - Moio
20h45 - Kika
21h - Suka Figueiredo
22h - Encerramento
Jean Carlo Pires, por Jéssica Barcellos

