Galeria Maria Lucia Cattani exibe mostra individual da xilogravurista Nena Borges
Exposição reúne uma série de obras da artista, considerada a mais antiga xilogravurista pernambucana em atividade
A Galeria Maria Lucia Cattani exibe, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, a exposição “Xilogravuras de Nena Borges”. Nascida em 1947, em Bezerros (PE), Nena consolidou uma obra marcada pela força expressiva e pela simplicidade técnica, sendo considerada a mais antiga xilogravurista pernambucana em atividade.
Viúva do também xilogravurista Amaro Francisco Borges, com quem aprendeu a técnica, Nena Borges retrata, em suas obras, elementos da cultura e do cotidiano no sertão nordestino com humor, ironia e sarcasmo. Guardando o protagonismo de Nena, a exposição inclui também trabalhos de seu falecido marido e de três de seus oito filhos, Sílvio e Severino.
"Xilogravuras de Nena Borges" fica em cartaz até o dia 3 de março de 2026, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, com entrada franca. A galeria Maria Lucia Cattani está localizada no saguão da Reitoria da UFRGS, campus centro da Universidade.
O agendamento de visitas mediadas para grupos pode ser feito por email (educativocentrocultural@ufrgs.br) ou telefone (51 3308-1982).
Jean Carlo Pires, por Departamento de Difusão Cultural - PROREXT/UFRGS


