Lilia Cabral e Giulia Bertolli desembarcam em Porto Alegre para curta temporada do espetáculo A Lista
Mãe e filha na vida real, elas sobem juntas ao palco do Teatro Simões Lopes Neto para quatro apresentações, de 30 de outubro a 2 de novembro, trazendo para a capital gaúcha a montagem que já circulou por 15 cidades brasileiras
Mãe e filha na vida real, as atrizes Lilia Cabral e Giulia Bortolli estarão juntas no palco do Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher, com curta temporada do espetáculo A Lista em Porto Alegre. A peça, que tem feito sucesso por todo o Brasil, com passagem por 15 cidades e mais de 70 mil espectadores em suas plateias, será apresentada de 30 de outubro a 2 de novembro, com sessões na quinta, sexta e sábado, às 20h; e no domingo, às 18h.
Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva, a montagem reúne Lilia e Giulia em seu primeiro projeto juntas em cena. Misturando humor e emoção, elas interpretam vizinhas que, forçadas pela convivência, desenvolvem uma relação inesperada de afeto e empatia. O espetáculo também faz uma homenagem aos professores e oferece 60% de desconto para educadores na sessão de estreia na capital gaúcha, já que, em cena, Lilia dá vida à uma educadora.
A narrativa, que chega na capital gaúcha com produção de Celso Lemos, segue os passos de Laurita (papel de Lilia), professora aposentada ranzinza e ressentida, que tem a vida modificada pela vizinha Amanda (papel de Giulia), jovem que, durante o isolamento social, se oferece para fazer as compras de idosos do prédio em que mora, em Copacabana. O encontro entre as duas vizinhas de comportamentos opostos desperta uma amizade improvável.
"Constatamos que esse é um trabalho muito poderoso. Rapidamente o público interage e se identifica com as personagens, tal a comunicabilidade da peça e a dramaturgia clara, eficiente, sonora, divertida e emocionante", conta Lilia Cabral.
Já Giulla conta como é atuar ao lado de sua mãe: "É um aprendizado todos os dias. Você começa a admirar sua mãe não só por ela ser mãe, não só por ela ser a profissional que é, mas por ser também a colega de trabalho que ela é", revelou a jovem em entrevista ao programa Balaio, de Beth Pacheco, na Globo News.
A Lista já realizou mais de 180 apresentações e foi indicada a três categorias do Prêmio Bibi Ferreira: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia (Gustavo Pinheiro). O texto foi publicado na Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó, e adaptado para filme pela Globoplay, exibido na TV Globo em fevereiro de 2025.
Os ingressos estão a venda no site do Theatro São Pedro - compre aqui - e, fisicamente, na bilheteria do teatro a partir de 2 horas antes das apresentações.
Jean Carlo Pires, por Jessica Barcellos

