O espetáculo NósEntreNós volta aos palcos com a temporada da democracia
A peça faz uma releitura de histórias reais de ativistas brasileiros que sofreram os revezes dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1969 e 1978, época em que o AI5 suspendeu direitos civis, fechou Parlamento, perseguiu, caçou e matou opositores do regime. Contudo, a narrativa percorre os principais golpes que o Brasil tem em seu histórico desde a Proclamação da República, em 1889.
A montagem é fruto de uma pesquisa do Grupo Skatá, tem criação e interpretação de Gabriel Gonçalves e direção de Janete Costa. Em cena, Gonçalves conduz a peça com relatos e informações que ilustram as fragilidades da democracia brasileira, pontuando os principais avanços e retrocessos.
Perplexo e atento à história que teima em se repetir, o ator evoca os personagens: Caetano Veloso, Carlos Marighella, Vera Sílvia Magalhães e Dilma Rousseff, que foram presos – muitos deles torturados e/ou mortos durante a ditadura, trazendo à cena momentos de repressão e censura que eram presentes no cotidiano dos brasileiros.
Ao embalo inicial do Hino da Independência do Brasil, a trilha sonora do espetáculo contribui na construção da narrativa, com composições de artistas, como Chico Buarque, Racionais MC’s, Maria Bethânia, Chico Science, Luiz Gonzaga e Caetano Veloso.
NósEntreNós é um convite a pensar se estamos evoluindo enquanto sociedade, ou seguimos cometendo os mesmos erros do passado.
Serviço:
NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados
Datas: 16 e 17 de outubro de 2025 (quinta e sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 762 - 2º Andar, Porto Alegre)
Ingressos aqui (a partir de R$ 25,00)
Por Jean Carlo Pires

